sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Complicações decorrentes do Diabetes - Ocular


Retinopatia Diabética (RD)         


     A retinopatia diabética ocorre por meio da lesão de vasos sanguíneos que nutrem a retina, podendo haver hemorragia, ou o crescimento de novos vasos na superfície desta. Sendo fatores, uma quantidade elevada de açúcar no sangue, a pressão arterial alta, os níveis de colesterol a cima do normal e o período gestacional.
     Existem três tipos: retinopatia de fundo é um caso menos grave na visão, porém é necessário tratamento. Retinopatia pré-proliferativa, onde há inchaço da retina e vazamento de sangue, pode começar a obstruir a visão e ter deslocamento da retina. E a retinopatia proliferativa, desfoque na visão, causa por um sangramento intenso, havendo perda total da visão.
     O sangramento dos novos vasos sanguíneos para dentro do vítreo causa uma cegueira súbita, formando uma nuvem escura que pode impedir a visão por algum tempo e quando o sangue é absorvido, a visão é recuperada. Na RD podem ocorrer outros sintomas, tais como, visão noturna fraca, visão turva e dificuldade de adaptação em luzes fracas ou fortes.
     Um sangramento do vítreo pode ser um caso mais serio, pois há um deslocamento da retina que é difícil de ser corrigido e a cegueira pode ser permanente.
     A retinopatia diabética atinge pessoas tanto com o diabetes tipo 1, como o tipo 2, esta relacionada principalmente com a duração do diabetes, que segundo o Ministério da Saúde ocorre a parti do quinto ano.  Pessoas que não cuidam da diabetes possuem maior probabilidade de apresentar a RD.
     É diagnosticada pelo oftalmologista e se for diabético deverá fazer testes regulares, para ver se possui alguma hemorragia ou crescimento indevido de vasos sanguíneos, pois os sintomas desta só aparecem quando a visão já está bem danificada.
    São necessários tratamentos apenas no caso de retinopatia proliferativa, onde é usado o laser para queimar vasos sem oxigênio ao redor da retina evitando um novo crescimento. Não há recuperação da visão, porém evita que esta piore.
     Logo, é importante o uso da prevenção para evitar a progressão da retinopatia diabética, como:
  • ·         Manter os níveis de açúcar no sangue próximos dos valores normais, dentre os níveis de 80-90 ml/dl em jejum e 120-140 ml/dl após ter se alimentado. Há insulina é importante para o controle desses níveis em pessoas diabéticas;
  • ·         Alimentação saudável;
  • ·         Deixar de fumar, pois esse hábito estreita os vasos sanguíneos;
  • ·         Deixar de beber, pois o álcool tem influencia sobre a pressão arterial alta;
  • ·         E sempre fazer testes regulares ao olhos.


http://www.tede.ufsc.br/teses/PNFR0433.pdf
http://www.nhs.uk/translationportuguese/Documents/Diabetic_retinopathy_Portuguese_FINAL.pdf
http://www.nidirect.gov.uk/diabetic-retinopathy-screeening-phdrsportuguese.pdf
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=282820&indexSearch=ID
Postado por: Evellin Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário