sexta-feira, 1 de março de 2013

Diabulimia



Vamos falar sobre um assunto hoje que quase ninguém conhece muito sobre, pelo menos eu acho né... haha!
Bom, a Diabulimia é um transtorno alimentar como muitos outros que já são conhecidos popularmente, mas esse, em especial, une os malefícios da diabetes tipo 1 com a bulimia nervosa. Isso quer dizer que, quando o açúcar no sangue está elevado, o indivíduo portador de diabetes tipo 1 possui uma perda de peso e para corrigir esse alto teor de insulina, eles precisam desse hormônio para metabolizar o alimento e convertê-lo em energia. Se não há insulina, o corpo não possui um meio de utilizar a energia dos alimentos e ocorre a grande perda de pesa corporal.
A maioria das vezes, a Diabulimia ocorre em adolescentes e mulheres que possuem Diabetes Tipo 1, mas não está somente restrito à mulheres. Essas pessoas, elas buscam um “corpo ideal” preconizado pelos “´padrões” de beleza, baixa autoestima e distorção da imagem corporal, então elas manipulam baixas doses de insulina ou então param de tomar insulina para, simplesmente, haver a perda de peso e, consequentemente, emagrecer. Porém, a Diabulimia como todos os transtornos alimentares são péssimo parar o organismo, pois ao longo do processo, o individuo que se submete à Diabulimia, começa a entrar em estado de cetoacidose e começa a desenvolver as complicações graves, que podem levar ao óbito.
Dessa forma, deve-se ficar atento ao comportamento de adolescentes e jovens adultos diabéticos do tipo 1 que podem contribuir para identificar a presença da diabulimia.
Abaixo eu separei um vídeo para vocês, que mostra uma entrevista com uma mulher que já sofreu com a Diabulimia e as suas consequências.




Postado por Lara Saeles

Referências Bibliográficas
http://www.podtersaude.com.br/2009/01/19/o-que-e-diabulimia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário