terça-feira, 18 de dezembro de 2012

COMO CONVIVER COM DIABETES



O Diabetes é uma doença onde os níveis de glicose no sangue são altos, devido o organismo não conseguir usar a glicose como fonte de energia e para esse uso adequado é necessário à insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Onde com o auxilio deste a glicose consegue ser movimentada do sangue para os músculos e para as células de gordura, para ser usada como fonte de energia. A ausência ou falta de insulina caracterizam o diabetes.
Diversas pessoas possuem a diabetes tipo 1, por falta de insulina e já outras produzem a tipo 2, onde é produzida a insulina, mas não em quantidades suficientes para suprir as necessidades do organismo. Há casos em que a quantidade de insulina produzida é muito alta e pelo fato de o organismo ficar resistente a isso o pâncreas acaba produzindo mais desse hormônio, onde em grande parte o organismo resiste à insulina devido à falta de exercícios, sobrepeso e obesidade.
As mortes que acontecem por causa do Diabetes, são acontecimentos trágicos, visto que é possível prevenir o caso de diabetes tipo 2 e normalizar os altos níveis de glicose com  mudanças na alimentação e na rotina.
A glicose ataca, se liga ás proteínas na circulação e a órgãos como rins e olhos, por isso os altos níveis de glicose podem gerar certas complicações, por isso é necessário o controle desta, para que reduza o risco de desenvolver tais complicações, como derrame, infarto, insuficiência renal e perda da visão.

A perda de peso, o fazer exercícios e a força de seguir uma dieta de alimentos integrais, com baixo índice glicêmico, podem ajudar a reduzir a resistência do organismo aos efeitos da insulina. Suplementos, fitoterápicos, terapias complementares e métodos para relaxar, também podem auxiliar na redução da glicose, pois ajudam a controlar as taxas de açúcar e reduzir a produção dos hormônios do estresse, adrenalina e cortisol, que produzem um aumento rápido desta no sangue.
O diagnostico correto e o controle do diabetes é muito importante, mas o mais necessário é aprender a controlar a quantidade de glicose no sangue, pois esse controle pode auxiliar ou retardar muitas das complicações, seu tratamento varia tanto da aplicação de insulina e uso de comprimidos, quanto a uma dieta e uma rotina saudável.
O tratamento com insulina é muito eficiente para diminuir os níveis de glicose no sangue, porém, algumas vezes podem chegar a um nível muito baixo de glicose no sangue, causando hipoglicemia, e o meio de tratar esta é a ingestão de alimentos com carboidrato de ação rápida, como água com açúcar, mas assim que o nível se elevar, coma um carboidrato de ação lenta para mantê-lo estável, como por exemplo, um pedaço de pão.
É importante também para uma pessoa que possui o diabetes manter uma dieta com índice glicêmico baixo, diminuir o consumo de sal, aumentar a ingestão de fibras, ficar atento ao consumo de gorduras saudáveis, frutas e legumes e a presença de ômega-3.
Além de mudanças nutricionais, de tratamentos médicos e fitoterápicos, é necessária também uma mudança na rotina.
·         Caso fume, deixe o cigarro, pois com o uso deste as chances de desenvolver complicações são maiores;
·         As bebidas alcoólicas dentro dos limites podem melhorar o controle do diabetes;
·         Se estiver acima do peso, o emagrecimento é fundamental, pois reduz a pressão sanguínea e os níveis de gordura no sangue;
·         O inicio de atividades física também fará muito bem,  a pratica de exercícios regularmente pode torná-lo menos resistente a insulina.

  Bibliografia:
    Como conviver com o Diabetes - Sarah Brewer, ed. PubliFolha
    101 Dicas Para Conviver Com o Diabetes - Rubin, Richa
     Manual do diabético

    POSTADO POR: Evellin Pires





Nenhum comentário:

Postar um comentário