segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dúvidas frequentes



   
1. Diabetes e álcool combinam?
O álcool para diabéticos é permitido desde que de forma moderada e se  a diabetes estiver controlada, porque o seu efeito na glicemia depende não só da quantidade consumida, como da ingestão de alimentos. Com o álcool no organismo o fígado estará preocupado em retirá-lo e provavelmente não haverá liberação ou produção de glicose hepática, podendo assim, causar hipoglicemia (baixa quantidade de glicose no sangue). 

2. O que é pré diabetes?
É um estado que pode preceder ou não o diabetes tipo 2, porque caso haja uma mudança de hábitos alimentares e rotina, é possível reverter essa situação. Além de uma boa alimentação, fazer exercícios físicos também é um fator de prevenção. Mas o risco é maior em pessoas sedentárias, com má alimentação, hipertensão, excesso de peso e histórico na família. São considerados pré diabéticos aqueles que apresentam valores de glicemia entre 100 e 125 mg/ml no jejum.

3. Qual diferença entre diet e light?  
DIET:  Um alimento diet não possui algum nutriente podendo ser o glúten, o açúcar, o sódio, o colesterol ou a gordura, por exemplo. Estes produtos são destinados a grupos específicos, como as pessoas que vivem com diabetes ou os celíacos (alérgicos a glúten). Portanto quando vem impressa a palavra diet, é necessário analisar a tabela nutricional e verificar qual produto foi 100% retirado de sua composição original.

LIGHT: entretanto os alimentos light possuem no mínimo 25% em restrição de um ou mais componentes em relação ao tradicional, como por exemplo, açúcares, gordura saturada, gordura total, colesterol e sódio, nesse caso o valor calórico do produto convencional é reduzido quando o produto é light.

4. A aplicação de insulina pode causa dependência química?
Não, a aplicação de insulina não promove qualquer tipo de dependência química ou psíquica. A insulina é necessária para fazer com que a glicose entre na célula, sendo uma fonte de energia. No caso dos pacientes diabetes tipo 1, que apresentam deficiência de insulina,  precisam da aplicação diária de insulina, pois é um hormônio vital para a sobrevivência.


5. Diabéticos podem utilizar adoçantes?
Sim, os diabéticos podem fazer o uso de adoçantes mas é preciso respeitar as recomendações diárias, e consultar um profissional para saber o mais indicado.

6. Quem tem diabetes pode fazer exercícios físicos?
 Sim, os diabéticos devem ser estimulados a fazer atividades físicas, respeitando contra-indicações, se houver. Os exercícios melhoram os níveis glicêmicos entretanto quando o gasto calórico é muito maior que a reposição de nutrientes após o esforço realizado pode ocorrer um quadro de hipoglicemia por isso deve sempre fazer um acompanhamento com um profissional. A atividade física propicia vários benefícios aos diabéticos como por exemplo: a melhora a circulação, o aumento do metabolismo muscular e aumento da insulina inferem diretamente sobre o transportador GLUT 4 (principal transportador de insulina sensível) que transporta glicose para o músculo propiciando maior captação de glicose, além do aumento do glicogênio muscular e hepático que são importantes para diminuir os efeitos da hipoglicemia.

 BIBLIOGRAFIA:
http://nutricao.diabetes.org.br/diet-e-light
http://nutricao.diabetes.org.br/para-iniciantes/158-beneficios-da-atividade-fisica
http://www.diabetes.org.br/tipos-de-diabetes/128-pre-diabetes-o-que-e-isso-
Distúrbios da Nutrição - Na infância e na adolescência - 2. ed. - Tijuca, RJ: Livraria e editora Revinter, 2007.
Postado por Daiana Constancio

Nenhum comentário:

Postar um comentário