quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Diabetes tipo I e tipo II - O que são ?

O diabetes mellitus é uma doença crônica em que o indivíduo não produz ou produz quantidade insuficiente de insulina. Por isso, o DM se caracteriza por alterações no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Dois tipos principais são identificados clinicamente: DM tipo I e DM tipo II.
Em post anteriores já falamos sobre sintomas,diagnóstico e alguns mitos sobre estes tipos de diabetes. Neste post vamos nos aprofundar um pouco mais para entendermos o que é cada tipo de diabetes.


Diabetes mellitus tipo I

A insulina é produzida e secretada pelas células-beta das ilhotas de Langerhans, no pâncreas. O DM tipo I caracteriza-se pela ausência de insulina, justamente porque no indivíduo diabético tipo I essas células-beta são defeituosas ou ausentes. 
Se não tratado, o diabetes tipo I caracteriza-se por hiperglicemia - resulta, em parte, da incapacidade dos tecidos insulino-dependentes captarem glicose do plasma e, em parte, da acelerada gliconeogênese hepática, a partir de aminoácidos que derivam de proteína muscular - , hiperlipoproteinemia - resultado de baixa atividade da lipoproteína lipase dos capilares do tecido adiposo, enzima que depende de insulina para a sua síntese- e episódios severos de cetoacidose - resulta da lipólise aumentada no tecido adiposo e da oxidação de ácidos graxos acelerada no fígado- .
A insulina é o hormônio utilizado para o tratamento do DM tipo I e, apesar de não curar o diabetes, permite ao indivíduo diabético levar uma vida normal, sem complicações. A insulina é injetada e promove a captação de glicose pelos tecidos e inibe a gliconeogênese, a lipólise e  a proteólise. A parte mais difícil é ajustar as doses de insulina à ingestão da dieta.


Antigamente o controle do DM tipo I tinha que ser muito rigoroso,com várias doses de insulina ao dia e dieta bem restrita, mas hoje em dia é bem mais fácil, pois além de existirem outros tipos de insulina melhores, já existem várias tecnologias e métodos para o controle como,por exemplo a contagem de carboidratos (aprofundaremos nesse assunto em outro post). Deve-se também medir a quantidade de açúcar no sangue, através de um aparelho portátil - bem pequeno e prático-, pelo menos quatro vezes ao dia.
O DM tipo I também é chamado de insulino-dependente e já foi chamada de diabetes juvenil, já que é mais comum a manifestação em crianças e adolescentes.

Diabetes mellitus tipo II

O DM tipo II corresponde a cerca de 80-90% dos casos diagnosticados e é chamada de não-insulino-dependente, pois as células-beta produzem insulina, mas não em quantidades suficientes para controlar os níveis de açucar no sangue. É caracterizada por hiperglicemia, frequentemente com hipertrigliceridemia.
 A maioria dos casos de DM tipo dois são pessoas obesas de meia-idade a idosas. A obesidade parece ser o principal fator contribuinte para o desenvolvimento do DM tipo II. Dados recentes implicam níveis aumentados de expressão do fator de necrose tumoral alfa e de uma proteína chama resistina por adipócitos de indivíduos obesos, na causa da resistência. Quanto maior a massa de tecido adiposo, maior a produção de TNF-alfa e resistina, isso vai prejudicar o funcionamento do receptor de insulina. Por isso, é importante incentivar a perda de peso,pois com isso o número de receptores de insulina aumenta e as anomalias pós-receptor melhorarão, o que aumentará a sensibilidade tecidual à insulina.
O DM tipo II pode ser controlado com o uso de fármacos secretagogos ou hipoglicemiantes, aliado a um plano alimentar adequado ao indivíduo e à prática de exercícios físicos.

Este pequeno vídeo abaixo explica,de forma simplificada, algumas diferenças entre o DM tipo I e Tipo II.
O vídeo não é de nossa autoria e foi retirado da internet.




Referências:
DEVLIN, Thomas M. , Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas , 5a edição


POSTADO POR : Isabela Landim

2 comentários:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão maior, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

    ResponderExcluir