sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SUPERINTERESSANTE!

Bebedeira Casual pode elevar o risco de Diabetes.

              Reportagem publicada na Revista Superinteressante

              
               Segundo uma pesquisa feita a partir de testes com ratos de laboratório, publicada na revista Science Translational Medicine, mesmo de maneira casual, exagerar na bebida pode alterar mecanismos no cérebro que podem levar ao quadro de diabetes.
              O consumo exagerado de álcool de uma vez só, tal com a ingestão de quatro a cinco doses de bebida em um período de duas horas, é suficiente para elevar o risco de uma pessoa desenvolver diabetes.  Isso porque, segundo testes feitos pela Faculdade de Medicina Mount Sinai, nos Estados Unidos, o excesso de álcool altera a regulação dos níveis de glicose pelo cérebro. Nos testes feitos em ratos de laboratório, a equipe de pesquisadores deram a eles, durante três dias, doses diárias de etanol para simular a bebedeira. Depois, os ratos passaram por um exame de tolerância à glicose e tiveram analisadas as suas atividades cerebrais. Segundo o estudo, os ratos se tornaram resistentes à insulina, hormônio responsável por regular a taxa de glicose no sangue. Assim, com o consumo excessivo de álcool, eles não conseguiram absorver a glicose, aumentando, assim, os níveis da substância na corrente sanguínea. Além disso, a equipe descobriu que isso ocorreu, pois a bebida alcoólica causa uma inflamação no hipotálamo (parte do cérebro que regula processos metabólicos) e danifica os receptores de sinais de insulina no cérebro, que estão localizados nessa região do órgão. A partir desses resultados, os autores sugerem que os efeitos nocivos do álcool vão além das doenças no fígado, mas também atingem a regulação do metabolismo feita pelo cérebro. Além disso, os pesquisadores acreditam que bloquear a substância que inibe os receptores de sinais de insulina no cérebro possa ser uma solução para pessoas que têm uma resposta anormal à glicose.

POR OUTRO LADO,

A pessoa com Diabetes pode consumir Álcool?

           Sim, ela pode ingerir álcool, desde que esta ingestão não seja feita em jejum. Segundo a Dra. Luciana Bruno, membro do Departamento de Nutrição da SBD, quem tem diabetes pode ingerir bebidas alcoólicas, desde que isso seja feito com MUITA MODERAÇÃO.
           A OMS recomenda a ingestão de até uma dose para mulheres e até duas doses para homens. Sendo que uma dose seja equivalente a uma lata de cerveja ou então uma taça de vinho ou 50 ml de bebida destilada.
          Em relação ao jejum, o álcool aumento o risco de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue). Nos portadores de diabetes que utilizam insulina ou medicamentos que estimulam a liberação de insulina pelo pâncreas, esse risco é potencializado. Isso porque, o álcool inibe o processo de de gliconeogênese, isto é, a formação de glicose a partir de outros compostos como gordura e proteína nos períodos de jejum prolongado para suprir a necessidade do organismo. Para evitar a hipoglicemia deve ser tomado alguns cuidados como: medir a glicemia antes e depois do consumo de bebida alcoólica, afim de conhecer melhor as reações do organismo.

Até mais!

Postado por Lara Saeles



Referências Bibliográficas
http://www.bebacomcabeca.pt/atitude_correcta_alcoolediabetes.html
http://www.diabetes.org.br/sala-de-noticias/entrevistas-e-reportagens/804-alcool-para-quem-tem-diabetes-pode

Nenhum comentário:

Postar um comentário